Rubens Josué da Costa atuou no Flamengo entre os anos de 1951 e 1957 e fez parte da equipe vitoriosa no tricampeonato carioca de 1953 a 1955. O jogador conseguiu marcar 84 gols em 173 partidas, e atuou ao lado de craques como Zagallo e Evaristo. Talentoso meia-direita, Rubens ganhou o apelido de "Doutor Rúbis" durante sua passagem na Gávea, devido a seu talento e estilo no meio-de-campo, comandando a equipe.
Sua chegada ao Fla foi cheia de dúvidas, já que a torcida rubro-negra ainda estava ressentida com a saída do craque Zizinho, vendido para o Bangu. Rubens chegou ao Fla com 23 anos, após se destacar muito no Ypiranga-SP e após ter feito uma excursão pela Europa com a Portuguesa de Desportos.
E logo em sua estréia, o meia mostrou ao que vinha. Deu passes decisivos para os gols, e foi um dos grandes responsáveis por uma vitória histórica, de virada, por 2 x 1 contra o Vasco diante de um Maracanã lotado. A partir daí, formou com Dequinha uma incrível dupla, que faria do Flamengo o campeão carioca em 1953, 1954 e 1955.
É citado por Wilson Batista e Jorge de Castro ao lado de Dequinha e Pavão em Samba Rubro-Negro. E voce pode ouvir este samba na Radio Mengao Online. |